- Área: 91 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o projeto de uma residência para um casal e dois gatos, localizada em Tóquio. O projeto começou baseado na ideia de que humanos e gatos vivem na mesma casa, e não que gatos vivem em uma casa projetada para humanos - e no final esta ideia trouxe um conceito: "uma casa que, dentro, você se sente estando fora".
A forma da construção foi decidida como um quadrilátero irregular de acordo com a forma quadrangular irregular do terreno. A cobertura e as paredes laterais do volume cuidadosamente projetaram as aberturas, através das quais, luz, vento e chuva pudessem entrar na edificação. Vegetações foram plantadas no solo abaixo da abertura do telhado o que permitiu que a chuva entrasse. As caixas para o dormitório e para o banheiro firam colocadas em um volume externo; e a sala de estar está localizada sobre a caixa do dormitório e um deck sobre a caixa correspondente ao banheiro.
Dentro do volume há um espaço no qual você se sentiria estando do lado de fora: Luz, vento ou chuva podem entrar, desse modo o seu estilo de vida depende do clima; mas nesta casa você estaria sempre procurando de maneira positiva por outras imagens da vida. Áreas no piso nas quais a chuva cai variam de acordo com a direção do vento, então você procuraria encontrar a áreas onde você não se molhasse. Conforme você vivesse mais, você descobriria, a partir das suas experiências, várias coisas sobre a relação entre a extensão até onde a chuva alcança, e a localização dos objetos, móveis e você mesmo. E, não há ar condicionado na casa.
Durante as estações intermediárias ou verão, tanto humanos como gatos vivem em variações naturais, ou, em outras palavras, eles vivem em um ambiente que é praticamente o mesmo da rua. Em dias ventosos ou frios, você pode ficar nas caixas internas ou na sala de estar com as portas de correr de vidro, fechadas. Figuras e muitos outros itens que foram coletados estão localizados não somente internamente, mas muitos deles também estão em prateleiras externas conforme o possível.
Os gatos andam na fina linha na qual a chuva não cai e encontram lugares no sol para tirarem um cochilo. O casal fica na sala de estar no segundo pavimento com as portas de vidro abertas. algumas vezes mesmo nos dias de chuva; eles frequentemente vivem uma vida na qual sentem que estão no lado de fora, mesmo estando do lado de dentro.
Pessoas vivendo na era moderna tendem a buscar maneiras modernas para reduzir o consumo de energia e coexistir com a natureza - isso é também uma tendência positiva para encontrar quais estilos de vida são possíveis além dos problemas de energia, e por sua vez, além do estilo de vida, leva para importantes temas sobre atitudes mentais humanas. O casal e os gatos que viveram em um apartamento estão agora sendo pioneiras as novas visões do cotidiano em uma casa dependente do clima, onde estando dentro, sentem-se como se estivessem ao ar livre.
Originalmente publicado Janeiro 31, 2015.